iJogos
Bem vindo a iJogos

Temos vagas para Ajudantes,fale com o GuiGuih

Se registre se não se registrou
E Entre se já é um membro iJogos!
iJogos
Bem vindo a iJogos

Temos vagas para Ajudantes,fale com o GuiGuih

Se registre se não se registrou
E Entre se já é um membro iJogos!
iJogos
Últimos assuntos
» peça sua skin
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptySáb Mar 16, 2013 1:40 pm por mega_g

» Èstou dando a minha conta!
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptySex Nov 30, 2012 3:41 pm por mega_g

» Novo fórum!(Esse é pra valer!)
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptySáb Nov 24, 2012 1:06 pm por mauricio47765

» [Pedido]Background
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptySex Nov 23, 2012 10:29 am por mauricio47765

» sala da staff
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptySex Nov 23, 2012 10:28 am por mauricio47765

» Melhores jogos de Browser
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptyQua Nov 21, 2012 12:37 pm por hotysjung

» Meu novo forum.
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptyQua Nov 21, 2012 12:34 pm por hotysjung

» Minha saida do forum!
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptyQua Nov 21, 2012 12:33 pm por hotysjung

» Vou abandonar o forum!
Vamos falar(escrever)o português corretamente! EmptyQua Nov 21, 2012 12:31 pm por hotysjung

Parceiros





Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Vamos falar(escrever)o português corretamente!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

GuiGuih

GuiGuih
Admin
Admin

Esse tipo de tópico já existe em outros fóruns. Uma boa idéia mas que quase ninguém se importa.
EU ME IMPORTO! Pelo bem de toda a internet!

Aqui tem material de muitos fóruns, sites e alguma coisa escrita por mim mesmo, então não vou ficar citando fontes

Abreviações não vou levar em conta, não considero como "erro de português". Afinal, não se pode abreviar sem saber a palavra toda, certo?
*Não considero "erro de português NA INTERNET"! Pelo amor de Deus, não vão escrever "vc", "pq" ou "n" em uma redação

-----------------

1- Ortografia

Isso é um assunto que realmente me deixa nervoso. Eu não suporto quem escreve errado de propósito, do tipo "maix pq vc num dix pra ela?". Se você escreve errado de propósito, pense duas vezes no que está fazendo. Pra que escrever assim? Não crie este hábito, pois ele só trará malefícios pra você.

Eu prefiro acreditar que a maioria das pessoas que erram na ortografia de palavras, fazem isto sem querer. E erros acontecem, neste texto meu mesmo devem haver vários erros... Mas, é importante a gente tentar pelo menos buscar saber qual é a forma correta quando estamos em dúvida. Existem algumas maneiras simples de se fazer isso:

-Pesquise a palavra num dicionário como este: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

-Abra um documento de Word ou o editor de textos de sua preferência, e digite a palavra. Se houver erro de ortografia, a correção automática o consertará.

-Use o google: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

-Use o Firefox com corretor ortográfico. Baixe aqui. (meu preferido)

2- Pontuação

Essa é outra parte da língua portuguesa que é praticamente esquecida na internet. Porém, a pontuação correta pode mudar completamente o "tom" e até o sentido de uma frase. Dizem até que uma vírgula matou um homem, para os que não sabem porquê:

"Traga aquele homem vivo, não morto"

"Traga aquele homem vivo não, morto"


Além de ditar o "tom" das frases, a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado, pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas. Faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente, agora sem pontuação:

"Além de ditar o tom das frases a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente agora sem pontuação"
Não esqueçam de dar o espaçamento entre as pontuações.


3- Dúvidas clássicas

Aqui eu quis listar alguns dos erros mais comuns e dúvidas clássicas de escrita, como a diferença dos porquês, "mais vs mas" entre outras.

Mais vs mas

Este é um erro muito comum, e fácil de lembrar a regra.

Mais = adição
Mas = contradição

Ex. Mulheres trabalham mais, mas ganham menos.

O primeiro "mais" significa que as mulheres estão trabalhando mais horas, dá o sentido de adição. Após a vírgula, o "mas" dá o sentido de contradição, pode ser substituído por "embora" (respeitando as regras de concordância).


4- Por que, por quê, porque, porquê.

Há basicamente dois casos em que se usa "por que". Num deles, pouco comum, temos a equivalência com as expressões "pelo/a qual", "pelos/as quais": "São indescritíveis os caminhos por que (= pelos quais) tivemos de passar"; "As teses por que (= pelas quais) luto nem sempre são compreendidas". No outro caso, o "por que" equivale a "por que razão", "por qual razão": "Por que (= por que razão, por qual razão) no Brasil não se consegue criar uma sociedade mais justa e equilibrada?"; "Faço questão de saber por que (= por que razão, por qual razão) você é tão áspero com ela".

Já o "porque" ("junto") introduz explicação ou causa do que se afirma: "Não vou porque estou doente"; "Não voto nele porque seus projetos sociais são pífios".

E quando se coloca acento em "por que" e "porque"? É simples. No primeiro caso, basta que a oração termine ali: "Por quê?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por quê". É "separado" porque equivale a "por qual razão" ("Por qual razão?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por qual razão/por que razão"); é acentuado pelas mesmas razões que você viu no início do texto, quando dá explicação do título da revista ("Você tem cheiro de quê?").

Para acentuar "porque" ("junto"), é preciso que essa palavra seja substantivo. Nesse caso, normalmente "porquê" acaba sendo sinônimo de "motivo", "causa": "Não entendemos o porquê (= motivo, a causa) da demissão do ministro"; "Ele não revelou o porquê (= o motivo, a causa) da renúncia".

Se você gosta de "curto e grosso", talvez seja possível resumir a história assim: quando equivale a "pelo/a qual", "pelos/as quais" ou a "por que razão", "por qual razão", grafa-se "por que" (com acento, se a oração terminar ali). Quando não, grafa-se "porque" (com acento, se for substantivo).

5- Ter a ver ou ter a haver?

a) Isso não tem nada a ver com este assunto.
b) Isso não tem nada a haver com este assunto.

A frase correta é a da linha a). Com efeito, as expressões “ter a ver” e “ter a haver” podem ser confundidas. Vejamos o que cada uma significa:

* Ter a ver = ter relação (com), dizer respeito (a).
* Ter a haver = ter a receber.

Clarifiquemos melhor com alguns exemplos:
1. O João não tem nada a ver com este problema. (=o problema não diz respeito ao João, não está relacionado com ele)
2. O João não tem nada a haver. (= o João não tem nada para receber.)

A confusão entre estas duas expressões poderia ser evitada se em vez de “ter a ver” usássemos a expressão mais correta “ter que ver”. Realmente “ter a ver” é um galicismo, isto é, uma expressão que importámos do francês e que cada vez usamos mais em vez da portuguesa “ter que ver”. Assim, em português correto, devemos dizer:

"Isso não tem nada que ver com este assunto."

Créditos pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link](do fórum MCBR) pelo tópico,valeu manolo!

https://ijogos.forumeiro.com

hotysjung

hotysjung
Admin
Admin

Em todos os fóruns que utilizo escrevo corretamente por causa disso. Mas a pessoa que escreve tantas palavras erradas assim também já é sacanagem também néh, mas tudo bem =D

https://ijogos.forumeiro.com/forum

GuiGuih

GuiGuih
Admin
Admin

Corretor Ortográfico para Firefox:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

https://ijogos.forumeiro.com

4Vamos falar(escrever)o português corretamente! Empty certo Sex Nov 02, 2012 4:44 pm

mega_g

mega_g
Admin
Admin

vou usar ele como se não tivesse amanha

http://craftbatle.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos